Dúvidas frequentes

Como posso saber se meu companheiro peludo vai melhorar com acupuntura?

Quanto mais cedo o tutor procurar o tratamento com acupuntura, maiores as chances de recuperação do animal. Ainda que a medicina chinesa seja a última opção do tutor que já rodou especialistas de todas as áreas, na maioria dos casos, após uma ou mais sessões, observa-se uma melhora evidente do quadro clínico, que pode ser representada por melhor mobilidade, melhor disposição e melhor apetite, entre outras mudanças positivas.

A recuperação de um animal que se encontra sem mobilidade por tempo prolongado frequentemente requer associar a acupuntura a sessões de fisioterapia, devido à atrofia muscular decorrente da falta de uso dos membros.

A aplicação de agulhas dói?

O animal fica parado durante a sessão?
Cerca de 5 a 10 minutos após a aplicação das agulhas observa-se um relaxamento físico e comportamental no animal, o que permite a continuidade da sessão pelo tempo necessário. Alguns bichos, no entanto, se mantêm reticentes em aceitar o tempo necessário, ou mesmo tiram as agulhas chacoalhando o corpo. Nesses casos, pode-se optar por aplicar um menor número de agulhas na primeira sessão ou por realizar tratamento com moxabustão (tratamento pelo calor) ou com aqua/farmacopuntura (injeção de substâncias nos pontos de acupuntura).

É possível fazer acupuntura em outras espécies, como equinos, aves, roedores e répteis?
Perfeitamente. Equinos respondem muito bem à acupuntura e, uma vez que frequentemente apresentam afecções de músculos e tendões, são pacientes em que a medicina chinesa é bastante indicada.
Aves, roedores e répteis também se beneficiam com o tratamento.


Vet Integral preza a ética e não copia conteúdo. O conteúdo de Vet Integral é de autoria do blog. Qualquer uso de conteúdo de outras fontes só é feito com a devida citação e o respectivo link. Textos, imagens, fotografias e desenhos publicados neste blog são de autoria própria e pertencem ao site, foram feitos para ele, ou tiveram autorização de uso e terão a fonte citada. Seja ético você também, não copie. Se utilizar ou compartilhar algum texto, ainda que citação de trechos, ou fotografias, dê o credito a Vet Integral, incluindo o link para o material utilizado. Grata!