Como funciona e como é o tratamento

Como funciona a acupuntura

A acupuntura é, sobretudo, uma intervenção fisiológica no organismo reconhecida como modalidade médica pela Organização Mundial de Saúde para tratamento de diversas enfermidades em humanos. Assim, a aplicação de agulhas em determinados pontos do corpo, chamados acupontos, atua sobre a função bioelétrica do organismo.

Enquanto a visão científica explica que a acupuntura atua sobre mecanismos de sinalização, aumentando as respostas de reparação do sistema nervoso e do sistema endócrino, a visão tradicional chinesa descreve que esta técnica promove a circulação de Qi e Sangue, regulando o fluxo energético no organismo, tal como a desobstrução de um curso d´água que se encontra interrompido.

Assim, para que se detecte onde e porque ocorre a obstrução energética, a MTC necessita de uma observação integral do paciente, quanto a seus aspectos físicos e mentais, incluindo exame da língua, do pulso e dos pontos diagnósticos. A partir destes parâmetros, é possível fechar o diagnóstico como um padrão de desarmonia e tratar do animal conforme os achados, seja por meio da aplicação de agulhas em acupuntos e/ou da administração dos fitoterápicos. Desta forma, a MTC visa a restabelecer o equilíbrio energético a fim de permitir a cura da doença.

neiguan

Ponto de acupuntura Neiguan (ou Pericárdio 6), indicado para tratar de náusea, vômito, ansiedade e arritmia, entre outros sintomas

 

Os acupontos consistem em regiões do organismo com características peculiares. Possuem maior concentração de terminações nervosas livres, feixes e plexos nervosos, mastócitos, vasos linfáticos, capilares e vênulas. São pontos em que a resistência elétrica da pele é menor. Portanto, sua ativação, por meio do agulhamento, promove uma resposta bioelétrica que desencadeia alterações vasomotoras local, com repercussões neurológicas e endócrinas, responsáveis pelo efeito terapêutico.

 

 

 

 

O agulhamento ativa o sistema de inibição endógena da dor e modula respostas do sistema imune. Esses mecanismos, que envolvem a liberação de neurotransmissores e neuropeptídios, produzem efeitos locais, sistêmicos, centrais e à distância. Esses efeitos explicam, pelo menos em parte, a ação da acupuntura sobre os mais variados sintomas.

 

acptantesedepois_wm

Gato demonstra reação de relaxamento alguns minutos após aplicação das agulhas

O procedimento não causa sofrimento ao animal, porém o agulhamento produz uma sensação imediata de “choquinho”, que, muitas vezes, desencadeia reações comportamentais nos animais. Após alguns minutos de sessão, o animal já demonstra relaxamento.

 

 

Como transcorre o tratamento com acupuntura

Facial_wm

Acupuntura no tratamento de paralisia facial de um cão

Dependendo da severidade do caso, e do curso do tratamento, a acupuntura pode ser aplicada desde diariamente até uma vez a cada alguns meses, mas comumente as sessões são realizadas uma vez por semana. Após a consulta inicial, em que o tutor responde a uma série de perguntas sobre o animal e sua queixa e o animal é completamente examinado, os pontos são escolhidos e a sessão é iniciada.

As sessões duram de 20 minutos a 1 hora, dependendo da cooperação do animal.

A resposta pode ser imediata, em alguns casos agudos, ou pode ter início após 2 ou 3 dias, ou após algumas sessões, nos casos crônicos. O efeito se mantém por 5 a 7 dias e, após algumas sessões, esse efeito passa a ser mais duradouro, ocasião em que as sessões são espaçadas, até que se obtenha resultados satisfatórios que permitam ao veterinário dar alta ao animal. Sessões de manutenção podem ou não ser indicadas (por exemplo, no caso de animais que têm artrose, recomenda-se fazer uma ou mais sessões antes da época do frio chegar, para evitar que ele volte a ter crises de dor).

 


Vet Integral preza a ética e não copia conteúdo. O conteúdo de Vet Integral é de autoria do blog. Qualquer uso de conteúdo de outras fontes só é feito com a devida citação e o respectivo link. Textos, imagens, fotografias e desenhos publicados neste blog são de autoria própria e pertencem ao site, foram feitos para ele, ou tiveram autorização de uso e terão a fonte citada. Seja ético você também, não copie. Se utilizar ou compartilhar algum texto, ainda que citação de trechos, ou fotografias, dê o credito a Vet Integral, incluindo o link para o material utilizado. Grata!