Acupuntura Veterinária

Uma introdução à Medicina Chinesa e Acupuntura Veterinária

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) compreende técnicas milenares de terapia que incluem a acupuntura / eletroacupuntura / moxabustão e a fitoterapia chinesa, além da dietoterapia chinesa, da massagem (tuiná) e das práticas que envolvem exercícios e respiração (Qi Gong). Obviamente não é possível ensinar Qi Gong aos animais, porém sua prática regular traz benefícios a tutores e profissionais.

 

Eletroacupuntura em cão com artrose de cotovelo

Embora a acupuntura seja utilizada, na Medicina Veterinária, principalmente para o alívio de processos dolorosos e para que o animal volte a andar, a medicina chinesa é eficaz para tratar de quaisquer tipos de enfermidade, inclusive internas. Assim, como acupunturista sou muito procurada para tratar de cães e gatos com problemas de coluna (hérnia de disco, espondilose, síndrome de Wobbler) e degenerações articulares (osteoartrose de quadril e de cotovelo), porém grande parte dos meus atendimentos é dedicada a melhorar a condição clínica de bichos com doenças que não necessariamente envolvem dor, tais como condições cardíacas, renais, dermatológicas, digestivas, infecciosas, enfim, qualquer queixa que o tutor me traga ou que eu detecte no animal pode ser tratada com medicina chinesa.

 

Eletroacupuntura no tratamento de uma cadela com paralisia devido a doença do disco intervertebral (hérnia de disco)

O tratamento básico envolve a aplicação de agulhas em determinados pontos do corpo do animal. Casos mais graves necessitam de sessões de eletroacupuntura, que consiste na aplicação de uma corrente elétrica alternada indolor sobre as agulhas inseridas nos pontos de acupuntura, promovendo analgesia e outros efeitos (por exemplo, estimulação neuromuscular, no caso de paralisias).

 

Moxa em carvão sendo aplicada em animal com linfoma cuja queixa era falta de apetite

Opção para animais que não aceitam agulhas é a moxabustão, técnica que envolve a aplicação de artemísia incandescente sobre os pontos de acupuntura. A moxa pode ser usada também para reforçar o efeito da acupuntura, quando aplicada diretamente sobre as agulhas. É bastante eficaz na cicatrização de feridas e imprescindível no tratamento de animais que têm dor nas estações frias do ano.

 

Na fitoterapia chinesa utilizam-se compostos fitoterápicos por via oral, prescritos em conjunto com o tratamento com acupuntura. As ervas chinesas comumente reduzem a necessidade de múltiplas sessões e auxiliam a resolver os “padrões de desarmonia”, que consistem em um conjunto de sintomas apresentados pelo animal que se enquadram em um diagnóstico pela MTC.

Técnicas associadas, tais como hemopuntura (injeção do próprio sangue do animal em pontos de acupuntura), aquapuntura (injeção de substâncias inertes, como soro fisiológico) e farmacopuntura (injeção de substâncias com propriedades farmacológicas), também são muito úteis no tratamento, sendo especialmente indicados para animais que não permanecem parados durante o tempo da sessão.

 

gatoCGE_wm

Gato com lesão axilar associada a complexo granuloma eosinofílico, antes e após tratamento com hemopuntura e fitoterapia chinesa

A hemopuntura é muito eficaz nos problemas dermatológicos de fundo alérgico e/ou imunológico, tais como dermatite atópica em cães e gatos, asma felina e complexo gengivite-estomatite em gatos.

 

Medicina Tradicional Chinesa para animais

Independentemente da técnica escolhida para tratar dos pacientes, a primeira e mais importante etapa do processo é o diagnóstico do padrão de desarmonia segundo a medicina chinesa do animal, feito a partir da conversa com os tutores, de observar, escutar, cheirar e tocar o animal, de analisar os resultados de exames. O conjunto dos resultados disponíveis e a relação que esses dados têm entre si me encaminha para a identificação de um padrão de desarmonia segundo a MTC, que pode ser tratado pela acupuntura, pela moxabustão, pela fitoterapia chinesa, pela dietoterapia e por outras técnicas, a fim de encaminhar o animal para a cura ou, nos casos em que isso não é possível, para controlar sua sintomatologia.

 


Vet Integral preza a ética e não copia conteúdo. O conteúdo de Vet Integral é de autoria do blog. Qualquer uso de conteúdo de outras fontes só é feito com a devida citação e o respectivo link. Textos, imagens, fotografias e desenhos publicados neste blog são de autoria própria e pertencem ao site, foram feitos para ele, ou tiveram autorização de uso e terão a fonte citada. Seja ético você também, não copie. Se utilizar ou compartilhar algum texto, ainda que citação de trechos, ou fotografias, dê o credito a Vet Integral, incluindo o link para o material utilizado. Grata!